Reprodução/Instagram@mariliamendoncacantora

A cantora Marília Mendonça gravou uma sequência de vídeos, publicados nos Stories do Instagram, para explicar o seu sumiço das redes sociais. Ela revelou que durante o final de semana teve uma reação alérgica ao camarão, que é considerada uma das mais perigosas.

“Vocês acreditam que eu descobri uma alergia a camarão? 25 anos de idade, eu desenvolvi — eu acho que meu corpo desenvolveu essa alergia, é uma coisa que eu também não sabia que podia acontecer”, disse.

Em seguida, a sertaneja contou que achava que não era possível ter alergia depois de adulta. “Eu achava que alergia a gente já nasce com ela. Fiz um caldo para colocar numa massa, com cascas de camarão etc, e aí me deu uma alergia ‘braba’. Me deu dor no corpo, vômito, minha boca inchou bastante. Então eu estava tratando essa alergia. Já estou melhor hoje, já deu tudo certo”, tranquilizou os fãs.

O que exatamente é alergia?

A alergia ou hipersensibilidade é uma resposta exagerada do sistema imunológico. Ela se desenvolve após a exposição a um antígeno (alérgeno), que provoca a reação.

“A pessoa nasce com uma pré-disposição e no decorrer da vida, conforme se expõe ou não a algum desses fatores, ela pode se sensibilizar. Ou seja, o sistema imunológico, que já é predisposto, passa a reagir de uma forma exagerada”, explica Luis Ensina, coordenador do núcleo de alergia do Hospital Sírio-Libanês (SP).

No caso das alergias alimentares, o mais comum é que ela avise que está iniciando, com sintomas leves, como coceira, quando o alimento ainda está na boca ou minutos depois do consumo. “Muita gente tem os sintomas na primeira vez que come e só tem a reação mais grave na segunda ou terceira”, diz Ariana Campos Yang, diretora da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Segundo ela, a gravidade depende do sistema imune no momento do contato. Quanto mais debilitado, mais rápida é a progressão da reação. Mas as alergias a frutos do mar, gergelim, amendoim e castanha são as mais envolvidas em reações fatais.

Quais são os principais sintomas

  • Tosse, chiado, falta de ar;
  • Dor abdominal, náusea, vômito, diarreia;
  • Urticária e placas vermelhas na pele;
  • Inchaço nas partes moles, como boca e olhos.

Quais alimentos mais causam alergia?

Os alimentos que desencadeiam alergias frequentemente são: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, crustáceos e peixes. Mas o ranking de comidas com maior potencial alergênico pode variar de acordo com os hábitos alimentares de cada local.

“Na verdade, a gente pode ter alergia a tudo, menos à água”, diz Yang. Além disso, a gravidade da alergia não tem relação com a quantidade ingerida. “Você pode comer de um talher que encostou no camarão e ter alguma reação”.

O que fazer ao perceber uma reação alérgica?

A única forma de ter ciência de uma alergia é ingerindo o alimento. Se ela existir, os sintomas aparecerão e a indicação é correr para o hospital. “É coisa de segundos e minutos. É preciso ir ao hospital mais próximo assim que perceber os sintomas”, sugere Yang. Se for anafilaxia (reação alérgica grave e possivelmente fatal), é feita uma aplicação intramuscular de adrenalina, que tem uma ação muito rápida.

Mas depois que a alergia é diagnosticada, provavelmente terá que tirar o alimento do cardápio para sempre. Em casos específicos, pode até ser que o quadro se resolva com o tempo, como quando existe alergia na infância ao leite, ao ovo, à soja e ao trigo. Porém, alergia a alimentos como amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar como o camarão, são tipicamente persistentes.

Fonte: uol.com.br