O Jornal 101 recebeu uma reclamação que o atendimento na Casa do Bolsa Família estaria suspenso. A Secretária da Assistência Social, Tatiana Pelegrini, comentou sobre o caso. O Ministério do Desenvolvimento Social também divulgou um comunicado. Confira!

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Comunicado

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informa que, desde o dia 7 de julho de 2018, quando foi implantada a autenticação em duas etapas, o Sistema de Cadastro Único tem enfrentado indisponibilidade e lentidão em nível nacional.

A Caixa Econômica Federal (CAIXA) já foi acionada pelo MDS para correção dos problemas apresentados pelo Sistema de Cadastro Único, mas ainda não apresentou previsão para a normalização dos acessos.

Diante da situação, o MDS adiou os prazos para cancelamento dos benefícios do Programa Bolsa Família do Grupo 3 de Averiguação Cadastral, de 13 de julho para 17 de agosto de 2018. Também será adiado o prazo de cancelamento do Grupo G5C de Averiguação Cadastral, passando de 19 de outubro para 16 de novembro de 2018.

Caso enfrentem problemas ou dificuldade de operação do Sistema de Cadastro Único, os municípios poderão consultar as orientações constantes da Instrução Operacional nº 80/SENARC/MDS e da FAQ divulgada pela CAIXA. Além dessas instruções, também está disponível o manual atualizado do Sistema de Cadastro Único, no link

BAIXE AQUI O PDF DO MANUAL: 

http://www.caixa.gov.br/Downloads/Manual_Cadastro_Unico_V7.pdf

Alguns municípios continuam sem usuários másters, não entregaram a Ficus-E ou ainda possuem documentação pendente. A relação de municípios sem usuário máster está disponível aqui. Em caso de dúvidas, recomenda-se entrar em contato com a sua GIGOV de relacionamento.

CASO OS PROBLEMAS NO ACESSO E OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE CADASTRO ÚNICO PERSISTAM, O MUNICÍPIO PODERÁ ENTRAR EM CONTATO COM O SUPORTE OPERACIONAL DA CAIXA, NOS TELEFONES 3004 1104 (CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS) E 0800 726 0104 (DEMAIS REGIÕES) PARA REGISTRAR A RECLAMAÇÃO, NÃO ESQUECENDO DE SOLICITAR E ANOTAR O NÚMERO DO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO.

CASO O PROBLEMA NÃO SEJA RESOLVIDO NO PRAZO DE 72 HORAS, O MUNICÍPIO PODERÁ ABRIR RECLAMAÇÃO NA OUVIDORIA DA CAIXA, PELO TELEFONE 0800 725 7474, FORNECENDO O NÚMERO DE PROTOCOLO DO ATENDIMENTO ANTERIOR. SE APÓS 72 HORAS A SITUAÇÃO PERSISTIR, O MUNICÍPIO TEM A OPÇÃO DE ACIONAR A OUVIDORIA DO MDS PELO TELEFONE 0800 707 2003 OPÇÃO 5, FORNECENDO OS DOIS NÚMEROS DE PROTOCOLO, A DESCRIÇÃO DA RECLAMAÇÃO, AS DATAS DO ATENDIMENTO PELA CAIXA E OS DADOS DO MUNICÍPIO.