Em sessão extraordinária na noite desta quinta-feira (10/10), a Câmara Municipal de Jaboticabal aprovou uma abertura de crédito especial na casa dos R$2 milhões para construção de uma futura nova ETA – Estação de Tratamento de Água.

O projeto foi protocolado pelo Poder Executivo no final da tarde de terça-feira (08/10), em regime de urgência. De acordo com o texto, o valor do crédito será coberto por transferências financeiras da Prefeitura Municipal de Jaboticabal.

O temor pelo risco iminente da ETA chegou a ser motivo de reunião entre vereadores e representantes do Executivo, com a presença do promotor de justiça Renato Dias de Castro Freitas, em agosto deste ano. Naquela ocasião, o representante do Ministério Público do Estado alertou e pediu providências do SAAEJ para a construção de uma nova estação, já que, em caso de rompimento, cerca de 70% da população poderia ficar sem água por meses. Laudos técnicos confirmaram o comprometimento da estrutura antiga da ETA, o que motivou o pedido de autorização para abertura do crédito adicional a fim de criar dotação apropriada para o registro de despesas relativas à construção da nova estação de água.

Download