Presidente da Associação dos Contabilistas, Antoniel Verra, em seu escritório (Foto: Fábio Penariol/Jornal 101)

Presidente da Associação dos Contabilistas, Antoniel Verra, em seu escritório (Foto: Fábio Penariol/Jornal 101)

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física está terminando. A próxima quinta-feira (30) é o último dia para os brasileiros declararem o IR à Receita Federal. Mesmo faltando dois dias para o término do período, muitos brasileiros deixam a tarefa para os últimos instantes.

O presidente da Associação dos Contabilistas de Jaboticabal, Antoniel Verra, diz que muitas pessoas deixam para declarar o imposto de renda no fim do prazo. “Talvez seja nato do brasileiro deixar de declarar ou trazer as informações para o contabilista na última hora”, informa.

Caso o declarante demorar para entregar a declaração, ele poderá ter problemas, como falta de documentos que, dependendo do horário, pode não estar em tempo hábil para transmitir a informação.

Se o declarante for obrigado a declarar o imposto de renda e não cumprir a tarefa no prazo, poderá sofrer uma multa mínima de R$165,74 e pode chegar a até 20% do valor devido. Os brasileiros também devem manter a atenção ao congestionamento que pode ocorrer na internet, devido ao grande número de pessoas declarando nas horas finais. Os atrasos podem atrapalhar o declarante, inclusive impedi-lo de completar as informações a tempo.