Na segunda pesquisa com testes rápidos de COVID-19 em Jaboticabal, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a FCAV/Unesp na aplicação de questionários, o município registrou um aumento de quase 50% no número de casos testados. Na primeira pesquisa, 13 pessoas, entre as 250 testadas, foram identificadas com o novo coronavírus. Agora, o número alcançou os 20 munícipes entre os 271 testes aplicados na segunda pesquisa.

Se tratarmos o número de pacientes com o novo coronavírus em porcentagem, cerca de 7,4% testaram positivo na pesquisa. Segundo dados do IBGE, a estimativa populacional de Jaboticabal em 2019 é de 77.263 habitantes – ou seja, se a pesquisa apontar o número de infectados, mas as vezes assintomáticos, Jaboticabal pode ter, atualmente, mais de 6 mil casos de coronavírus.

Abaixo, o texto recebido pelo Jornal 101:

SEGUNDA PESQUISA
A Secretaria de Saúde, em parceria com a FCAV-Unesp, realizaram nos dias 11 e 12 de julho o Teste Rápido para saber qual a situação da COVID-19 nos bairros de Jaboticabal. Enfermeiros(as) da Atenção Básica em Saúde aplicaram os testes e os residentes da FCAV/Unesp aplicaram questionários, nos bairros sorteados, para detectar as pessoas que já tiveram contato com o novo coronavírus. Foram percorridos os mesmos bairros da primeira etapa. Porque também se tem a intenção de avaliar a dinâmica da disseminação da doença. Foram visitados 249 domicílios. Realizados 271 testes, pois naquelas casas em que dava alguma pessoa reagente, todas as outras eram testadas. 251 pessoas foram NÃO REAGENTES
20 pessoas foram reagentes. Segundo a presidente do Cons. Municipal de Saúde, professora Adolorata: Se compararmos com o resultado da etapa anterior, 13 reagentes – e como era esperado- houve um aumento de quase 50% de pessoas reagentes. Mas o número de pessoas que já tiveram contato com o vírus ainda é muito baixo. O número de residências visitadas foi de 368 visitas, pois 119 residências não aceitaram responder a pesquisa.