Paulo Gustavo durante evento promocional do filme ‘Minha Mãe é uma Peça’, em junho de 2013, em São Paulo — Foto: Fábio Guinalz/Estadão Conteúdo/Arquivo

Documento divulgado pela assessoria do ator nesta segunda-feira (19) reforça que o quadro ainda é grave, mas que ele segue sem complicações.

Um novo boletim médico do ator Paulo Gustavo foi divulgado na tarde desta segunda-feira (19) por sua assessoria de imprensa. O documento diz que o estado de Paulo ainda é grave, mas que ele segue apresentando melhora.

“Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos”, diz trecho do boletim.

O documento afirma ainda há necessidade de uso do ECMO (terapia de oxigenação por membrana extracorpórea) , assim como a ventilação mecânica.

Depoimento emocionado de amiga

A boa notícia da equipe médica se junta ao depoimento que a diretora Susana Garcia, amiga de Paulo, postou em uma rede social também nesta segunda.

Ela conta que “conversou” com o ator e que ele deu sinais de reação durante uma visita no domingo (18).

“Ontem [domingo] foi um dia muito especial com você. Assim que cheguei, comecei conversando com você e vi na hora que aumentou a sua frequência cardíaca e a respiratória. Te perguntei se você estava me ouvindo e pedi pra você mexer a sua cabeça. Você mexeu duas vezes e tentou abrir a boca. Fiquei de mão dada com você e pedi pra você apertar a minha mão e você apertou fraquinho. Naquele momento, eu percebi que você estava conectado comigo e me ouvindo”, escreveu a diretora nesta segunda-feira (19).

 

Paulo Gustavo e Susana Garcia: ela o dirigiu em "Minha mãe é uma peça 3" — Foto: Reprodução/Redes sociais

Paulo Gustavo e Susana Garcia: ela o dirigiu em “Minha mãe é uma peça 3” — Foto: Reprodução/Redes sociais

A melhora no quadro de Paulo vem depois de uma semana em que ele enfrentou várias intervenções como broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos, como informado em um boletim no dia 15 de abril.

“Fiquei emocionada com vontade de chorar, mas eu não podia chorar. Respirei fundo e comecei a falar coisas alegres. Disse o quanto você está se recuperando e como todos nós estamos com saudades. Falei o nome de cada um da sua família, o quanto eles te amam. Dea e Ju rezam o dia inteiro por você. Falei que o Thales está ali com você todo o tempo. Que não desgruda de você. Todos os dias. O dia inteiro.”

Susana afirmou também: “E à medida que eu ia falando, eu perguntava se você estava me ouvindo e você balançava a cabeça. Eu falei que os seus amigos rezam por você o dia inteiro. Falei do Brasil todo orando por você. Disse que você une as pessoas pelo afeto, pelo amor”.

Ela disse ainda que é emocionante ver o carinho dos enfermeiros com Paulo Gustavo e que sentiu “vontade de compartilhar essa alegria e o seu progresso com todo mundo”.

“[…] Uma enfermeira me disse uma coisa que me emocionou: ela falou que o comentário no hospital é que o dia que você sair, o corredor da UTI não será largo o suficiente pra receber todo mundo que estará te aplaudindo.”

Paulo Gustavo está internado em estado grave no Copa Star, em Copacabana. Assinado pela equipe que acompanha o humorista, o boletim de 15 de abril informa que, apesar de Paulo Gustavo não ter mais sinais de hemorragias, a situação clínica ainda é crítica.

Segundo o comunicado, ainda há “um caminho pela frente” – os médicos dizem que estão confiantes na recuperação do artista (leia a íntegra ao final desta reportagem).

A equipe explicou também que fez um tratamento para a retirada das fístulas bronco-pleurais, problema que ocorre quando há uma comunicação anormal entre os brônquios e a membrana que reveste os pulmões.

Segundo os médicos, Paulo Gustavo segue com a utilização de ventilação mecânica e ECMO, um tipo de pulmão artificial (entenda, no vídeo abaixo, como a terapia funciona).

Íntegra do boletim

Leia, abaixo, a íntegra do boletim médico de Paulo Gustavo divulgado em 19 de abril:

“Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias.

O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos.

Ainda há necessidade de mantermos a ECMO, assim como a ventilação mecânica.”

“Afamília do ator agradece todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus”, diz a assessoria de imprensa do ator.

Fonte: g1