Download

“Não copie uma pessoa ideal, copie você mesma.” Clarisse Lispector

Como vai? Tudo bem?

É última sexta-feira do mês de agosto…e eu te pergunto: o que você fez de bom? Consegue listar coisas boas que realizou neste mês?

Pois, geralmente a gente acende todos os holofotes sobre as coisas ruins que nos aconteceram e não nos damos conta, muitas vezes, que a parcela de coisas boas supera a de coisas ruins e o que a gente deve fazer é aplaudir nossas conquistas, afinal de contas, não é a vida que aplaude você é você que aplaude a vida .

Assim como,

“Não é a roupa que veste você é você que veste a roupa” – como disse, Costanza Pascolato no livro “O essencial” – que é a sugestão de livro que trago para você hoje, no Lições de um livro!

Esse livro foi presente de uma cliente que virou amiga, têm uns três anos – faço pesquisas constantes nele, por ser um livro simples, mas de uma elegância sem fim. Me atrai muito pela linguagem experiente, sutil e requintada da escritora, que aos oitenta anos exala bom gosto e muita classe . Italiana, filha de tecelões começou sua carreira como escritora de moda lá nos anos 70 – ficou conhecida como “papisa da moda” – empresária e escritora, não se ateve ao mundo digital, mantendo um site e sua conta no Instagram sempre bem atualizados.

Há décadas, a empresária e consultora de moda é considerada uma das mulheres mais elegantes do Brasil e no livro ela compartilha dicas simples e práticas, provando que ter estilo não é tão caro e nem tão complicado quanto parece. Me enchem os olhos, as citações de escritores, editores de moda e filósofos que surgem no meio da leitura. Realmente, frases essenciais para abrir nossa percepção para muitas coisas.

E vamos as lições que mais me motivam no livro :

Lição número 1 – já me interessei pelo livro logo nas primeiras páginas quando Costanza diz que: a melhor dica é mais do que nunca, respeite sua essência. Seja você mesma. É o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E que: estilo é fundamental para a autoestima.

Lição número 2 – mulheres reais, vivendo vidas reais, podem ter um tremendo estilo! Porque estilo não é sobre só a maneira que você escolhe se vestir, mas também como você escolheu se comportar.

Lição número 3 – vida é disciplina –quanta verdade nesse capítulo, com toda elegância da Costanza, nos falando coisas que muitas vezes a gente acha uma chatisse – uns tapinhas na cara, com muita sofisticação.

Uma das frases que ela usa nesse capítulo é de uma editora de moda, Diana – que diz assim:

“Você deve ter uma noção de prazer e uma noção de disciplina para estar realmente bem. Tem que ter um corpo tratado, viver ocupada e preocupar-se menos. Para ter estilo, viva corretamente e aceite os desafios.”

Lição número 4 – ela dita que qualquer tipo de mulher deve ter no guarda-roupa os chamados essenciais, que são oito peças básicas e indispensáveis, como:

  • 1 saia preta
  • 1 terno
  • 1 par de jeans
  • 1 camisa branca
  • 1 cardigã
  • 1 camiseta
  • 1 trench coat
  • 1 vestido preto

E aí? Não é tão difícil ter essas 8 peças em seu armário! O que acha?

Lição número 5 – menos é mais! Esse capítulo é uma libertação. Atenção nisso: se há quem prefira gastar com muita roupa de baixa qualidade, a mulher de estilo vai ficar com a outra opção e comprar o que for de maior qualidade, sempre – mesmo que repita 32 dias seguidos a mesma roupa.

O livro é maravilhoso e eu sugiro que você leia o quanto antes!

Pra finalizar, lá vai mais uma frase incrível dela:

“Quando caráter, imaginação e disciplina ajudam muito, mais até do que dinheiro e beleza.”

Fique com Deus e até breve!