O Governo do Estado de São Paulo confirmou ao Jornal 101 que uma mensagem que circula nas redes sociais é FALSA.

Download

Confira a mensagem:

#VemVacina 🚨

Atenção! Se você tem mais de 18 anos e ainda não foi vacinado, sendo ou não de qualquer grupo prioritário, você deve fazer agora mesmo o seu pré-cadastro de vacinação se ainda não fez!

O que chama atenção na mensagem é o segundo parágrafo que diz:

O critério do envio de doses de vacinas contra a #COVID19 para os municípios foi alterado e agora as doses serão disponibilizadas de acordo com o número de pessoas que fizeram o pré-cadastro em cada faixa etária. 💉 Então é MUITO importante que você faça o seu cadastro no portal #VacinaJá e avise todo sua família e amigos para fazerem também! Ajude as pessoas que não tem acesso à internet ou facilidade com computador e celular.

A mensagem é enfática na terceira linha do texto!

Quanto maior o número de pessoas da nossa cidade cadastrada, maior o número de doses que vamos receber para vacinar todos!

Para se cadastrar basta acessar o site: https://vacinaja.sp.gov.br/ clicar em “Pré-cadastro”, preencher o formulário e seguir as instruções.

É rápido, fácil e garante maior agilidade na nossa vacinação.

A reportagem do jornal 101 entrou em contato com a secretaria de comunicação do governo do estado em São Paulo que desmentiu o comunicado no WhatsApp.

Segundo e-mail com a resposta da assessoria de comunicação estadual é falso que o Governo de SP irá realizar a distribuição de doses da vacina contra o coronavírus de acordo com estatísticas do pré-cadastro no site do Vacina Já.

A campanha de vacinação contra COVID-19 segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), tendo como referência estatísticas populacionais e o número de pessoas imunizadas contra a gripe em 2020.

O Governo de SP tem redistribuído doses para a vacinação dos públicos-alvo previstos no PEI (Plano Estadual de Imunização) para todos os municípios com base nestes critérios.

O pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br não é obrigatório, mas reduz de 10 para 1 minuto o tempo de atendimento nos locais de vacinação, o que evita filas e aglomerações.