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Eu tenho uma boa e uma má notícia pra você!

A boa é que você está no caminho certo, se anda refletindo o que vai vestir, de tanto me ouvir aqui, sabe a imagem que comunica, sabe também quando é hora de mudar ou melhorar alguma coisa para se sentir mais feliz com sua aparência.

A má notícia é que só isso não basta!

Olá, tudo bem?

Para causar uma boa impressão em seus primeiros contatos, encontros, reuniões ou entrevistas de emprego é imprescindível fazer escolhas assertivas se tratando do que vai vestir, mas também é crucial saber usar os seus gestos nesses momentos. Sim, o seu gestual, fala por você e juntamente da sua imagem, é sua comunicação não verbal.

E aí, lá vou eu te fazer uma pergunta?

Você repara onde vão parar suas mãos, como seus braços e pernas se movimentam, enquanto aguarda numa sala de espera, por exemplo. Se restam alguns minutos para você iniciar uma apresentação, conversa, reunião ou entrevista é válido voltar sua atenção para os seus gestos, antes e também, durante a sua fala.

Como que é isso na prática, Renata?

Bom, digamos que você precisa se comunicar com sua equipe no trabalho. Imagina a cena aí, você os contata sobre a tal reunião – e lá, você irá apontar algumas falhas que estão ocorrendo num determinado setor. Você se prepara para essa situação, prepara a pauta, simula sua fala, mas na hora H, você cruza os braços sobre o peito já criando ali uma barreira entre as pessoas nas quais você lidera. Esse gesto que pode ser confortável, tem significado negativo, você se coloca numa condição inacessível de cara.

Seguindo esse mesmo exemplo, se pararmos para pensar em um gesto que seria bem vindo nessas situações, para apontar falhas e erros, talvez seria interessante ao falar, comunicar através dos gestos, que a pessoa que comanda a reunião é uma pessoa de confiança, que sabe o que está dizendo. Para isso, um gesto bem adequado é estender os braços e abrir as mãos para os interlocutores, mostrando honestidade e assim passando a confiança que eles precisam.

Outro gesto importante ao iniciar uma conversa, por exemplo, o aperto de mãos, os cumprimentos. Tudo vai depender do seu objetivo com o outro, caso queira transmitir domínio de uma situação, a partir de um cumprimento, vire sua mão de tal modo que a sua palma fique para baixo, assim, colocando sua mão por cima você diz através do gesto que deseja assumir o controle. O contrário disso, se você já oferecer sua mão com a palma virada para cima, vai demonstrar submissão, ou seja, vai comunicar para o outro que ele pode dominar a vontade ali a situação. Agora, se as duas pessoas querem dominar, mas desejam criar um equilíbrio, basta apertar as mãos firmemente com ambas na posição vertical.

Estão aí, algumas “diquinhas” rápidas e práticas para você junto comigo ir lapidando sua imagem e cada vez mais se aproximar dos seus objetivos.

Fique com Deus e até breve!