O incêndio em uma área da zona rural que gerou revolta na população devido à grande quantidade de fumaça está perto de terminar. Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a geradora dos resíduos – a Coplana – está realizando trabalhos no local para diminuir a combustão. Os responsáveis pretendem controlar o incêndio até o final da tarde de hoje (29). Ainda segundo a Cetesb, haverá autuação, mas o valor da multa será analisado de acordo com os critérios da companhia.

Pessoas trabalham na tentativa de diminuir a combustão (Foto: Jornal 101)

Pessoas trabalham na tentativa de diminuir a combustão (Foto: Jornal 101)

Fumaça

Desde a última semana, moradores de bairros próximos à rodovia Faria Lima, estão se queixando sobre uma grande quantidade de fumaça que vem da zona rural de Jaboticabal. A combustão acontece em uma área onde há aglomeração de grande quantidade de cascas e outros resíduos de amendoim.

As áreas mais afetadas foram os bairros Parque do Trevo, Jardim das Rosas, Jardim Botânico, São Roque, entre outras localidades próximas, atingindo parte da cidade. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação registrou entre 100 a 120 ligações por dia com queixas sobre a fumaça entre sexta-feira (24) e domingo (26). A Secretaria de Meio Ambiente de Jaboticabal e a Cetesb acompanham o caso.

Ouça a entrevista com o responsável pela Cetesb de Jaboticabal:

Download: Clique, use o botão direito do mouse e escolha a opção ‘salvar como’

O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jaboticabal, Sergio de Souza Nakagi, também falou sobre o ocorrido. Ouça o áudio com a entrevista: