Festa é tradicional em Jaboticabal e comemora o aniversário do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboticabal)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboticabal)

A tradicional Festa do Quitute e Expo-feira de Arte e Artesanato de Jaboticabal, que chega à 34ª edição teve uma mudança para este ano em relação à organização. A Prefeitura promoveu na tarde de ontem (23) uma reunião com as entidades responsáveis pelas barracas do evento e ficou definido que o Poder Público não organizará a festa, entretanto, irá oferecer a infraestrutura aos organizadores.

A reportagem do Jornal 101 entrou em contato com o secretário de Governo do município, José Paulo Lacativa Filho, o prefeito Raul Girio (PSDB) e o empresário Alexandre Costa.

Ouça a reportagem:

Parte 1:

Download: Clique, use o botão direito do mouse e escolha a opção ‘salvar como’

A prefeitura enviou uma nota ao Jornal 101. Confira:

NOTA:

“A Prefeitura de Jaboticabal promoveu na tarde de ontem, dia 23, no auditório do Paço Municipal uma reunião com as entidades responsáveis pelas barracas da Festa do Quitute e apresentou uma nova proposta para a 34ª edição da festa.

Representantes de todas as entidades, o prefeito Raul Girio, o secretário municipal de Governo, José Paulo Lacativa, que foi presidente da festa no ano anterior, e o servidor destacado para ser presidente da Festa do Quitute deste ano, Adilson Martins, debateram a possibilidade de fazer a festa com o mesmo padrão dos últimos anos, sem, no entanto, onerar os cofres públicos. O empresário Alexandre Costa, que tem interesse em gerir a festa, apresentou uma planilha e se comprometeu a manter a Festa do Quitute nos mesmos moldes.

O prefeito Raul Girio respeita as tradições e não cogitou não fazer a Festa do Quitute, mas estudou com sua equipe uma alternativa que fosse viável sem gerar despesas para a Prefeitura, que enfrenta um momento difícil com a queda na arrecadação, a exemplo de todas as prefeituras brasileiras. A Prefeitura de Jaboticabal cederá o espaço com toda infraestrutura e alvarás em dia. As entidades terão as barracas montadas pelo gestor e a festa continuará sendo gratuita, aberta ao público, com parque de diversão, ambulantes e toda a alegria dos demais anos.

A alternativa proposta pela equipe da Prefeitura encontrou respaldo nos representantes da entidade: escolher um gestor para a Festa do Quitute e, portanto, deixar a Prefeitura de Jaboticabal concentrar suas depesas no que o prefeito Raul Girio considera prioritário neste momento, que é educação, saúde e obras de infraestrutura.

As entidades escolheram como seu representante o presidente da Casa do Menor, Diego Cássio Rafael Braulino Nogueira, que fará um contrato com o empresário, caso eles decidam aderir ao novo formato da festa.”