O prazo para o pagamento taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi encerrado na última semana. De acordo com o MEC (Ministério da Educação) este ano foi marcado pela primeira queda no número de inscrições entre os últimos oito anos. Em 2015, cerca de 8,4 milhões de pessoas foram pré-inscritas no exame, número 10% menor que em 2014. Entre os inscritos no Enem, há muitos jovens que estão concluindo o Ensino Médio neste ano.

A reportagem do Jornal 101 entrou em contato com alguns alunos da Escola Estadual “Prof. Luiz Latorraca”, para saber como eles analisam a primeira participação no Enem. A estudante Nicole Teixeira, por exemplo, que sonha em ser bióloga, afirmou que os colegas de sala comentam que o exame deste ano será usado como um tipo de treinamento para os próximos anos.

Alunos da Escola Estadual “Prof. Luiz Latorraca” falaram da expectativa para ‘temido’ Enem (Foto: Fábio Penariol/Jornal 101)

Alunos da Escola Estadual “Prof. Luiz Latorraca” falaram da expectativa para ‘temido’ Enem (Foto: Fábio Penariol/Jornal 101)

Entre as principais preocupações de quem estará prestando o Enem – no caso, muitos alunos do terceiro ano do Ensino Médio – estão o medo de não conseguir terminar o exame a tempo e as dificuldades com a redação. Entretanto, os iniciantes, assim como os que já prestaram a prova antes, têm pelo menos mais quatro meses para se prepararem.

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 24 e 25 de outubro e pode auxiliar pessoas que pretendem conseguir bolsas em faculdades públicas e privadas de todo o país.

Confira abaixo a reportagem completa com alguns alunos que prestarão o Enem pela primeira vez: