Nesta semana, a Escola do Legislativo retomou as atividades anuais do Parlamento Jovem 2015. O início foi dado com o ciclo de palestras realizadas em escolas públicas e particulares, direcionadas para alunos do 1º ano do Ensino Médio.
A primeira palestra foi ministrada pela diretora da Escola do Legislativo e funcionária da Câmara Municipal, Denise Cardoso, na Escola Estadual “Dona Aurora Ferraz de Viana”.
De acordo com informações da Câmara, o objetivo das palestras é incentivar as escolas a participar do Parlamento Jovem e informar aos alunos a importância dessa participação. Esclarecer o que é a Escola e o Parlamento da Câmara Municipal também fazem parte das pautas.

Parlamento Jovem
Como informa a Câmara Municipal, o Parlamento Jovem da Escola do Legislativo visa aproximar os estudantes do cotidiano da Câmara Municipal, estimulando a participação política e fortalecendo o processo democrático no município, além de formar cidadãos com senso crítico e oferecer aos jovens Parlamentares e aos servidores da Câmara Municipal de Jaboticabal suporte conceitual e treinamento.
Os jovens parlamentares (alunos do 1º ano do Ensino Médio) serão escolhidos nas escolas. As atividades do Parlamento Jovem seguem as seguintes etapas:
– Palestras ministradas pelos membros da Escola do Legislativo nas escolas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, para explicar os procedimentos a serem adotados na escolha dos alunos e projetos que serão apresentados à Câmara Municipal;
– Oficinas com os alunos eleitos pelas escolas públicas e particulares, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos jovens parlamentares e a representatividade no município;
– Realizar a Sessão Parlamentar, com a formação da Mesa Diretora pelos alunos e a leitura e votação dos projetos;
– Levar os jovens parlamentares, juntamente com membros da Escola do Legislativo para uma viagem política cultural.
A Câmara Municipal informa que “é relevante a participação de todas as escolas, pois essa experiência proporciona a formação de cidadãos conscientes”.

Confira abaixo a galeria com fotos cedidas pela assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Jaboticabal: