O isolamento social acertou em cheio a classe artística, mas não impediu que a nova geração do sertanejo continuasse conquistando espaço. Impossibilitados de reunir milhares de pessoas no formato de shows que conhecemos, representantes do gênero apostaram em lives, lançamentos e parcerias nas plataformas digitais e encerram o ano com milhões de views, além de hits populares.

A cantora Allana Macedo, de Planaltina, Distrito Federal, afirma não “ter do que reclamar”. Sua parceria com Naiara Azevedo em Barzin da Vida explodiu entre os adeptos de uma boa sofrência, acumulando, até o momento, mais de 4,5 milhões de visualizações no Youtube. A faixa também dá nome ao DVD que Allana lançou em outubro.

A gente sentiu a necessidade de apresentar um novo trabalho. Inicialmente gravaríamos apenas uma música com a participação da Naiara Azevedo, mas foram aparecendo outras músicas e o audiovisual ganhou forma. Sou muito grata por tudo que vivi em 2020, sinto que cresci muito, diante o cenário, como mulher, cantora e profissional”, comenta Allana.

Outra dupla que se destacou na internet foi Luiz Henrique e Léo. Os amigos de Birigui, no noroeste paulista, lançaram o EP Fogueira, em julho, e já somam 2 milhões de views nas plataformas digitais. A dupla também alcançou números expressivos com os singles Bem te Vi e Amores Rasos, feat com a dupla Henrique e Diego. “Foi um ano de reinvenção, um ano difícil, mas conseguimos superar parte dessas barreiras”, conta a dupla.

A gente tinha a gravação de um grande DVD programada para esse ano, mas por causa da pandemia o projeto acabou virando um audiovisual intimista, que superou as nossas expectativas, só temos que agradecer por tudo”, completam Luiz e Leo.

Davi e Thiago, que iniciaram a parceria artística durante a pandemia de Covid-19, também comemoram o desempenho. O primeiro DVD, gravado este ano, conta com participações de Matheus e Kauan e Wesley Safadão.

O ciclo de 2020 foi doloroso e exigiu de nós esforços extras. Precisamos de novas ideias, de nos reinventarmos a todo tempo. Eu e meu irmão nos unimos para iniciarmos uma carreira e fomos surpreendidos, só podemos agradecer, em pouco tempo já são tantas conquistas. Gratidão é a palavra”, assegura Davi.

Já Fabrício e Henrique divulgaram Pra Quê Namorar, parceria com Maiara e Maraísa que já ultrapassa a marca de 1 milhão de acessos no YouTube. Eles comemoram o crescimento do single: “São muitos cantores, muitos lançamentos, muitas pessoas ligadas nas redes, uma conquista como essa representa pra nós uma vitória. Pra Quê Namorar transmite uma mensagem, é uma canção em defesa das mulheres, que por conta do isolamento social, sofrem, ainda mais, com o abuso moral e físico”, afirma Fabrício

Lençol Dobrado, grande sucesso de João Gustavo e Murilo, formada em 2019, continuou entre as mais tocadas, abrindo caminho para os novos hits. De março para cá, eles lançaram Cancela Esse Cara e Crédito, além de realizar shows virtuais que marcaram a web pela simpatia e solidariedade.

Nas apresentações, foram arrecadas 2650 máscaras e 14 toneladas de alimentos “Acredito que utilizarmos do nosso dom para praticarmos o bem é uma dádiva. Tudo foi feito com muito carinho esse ano, arrisco dizer, que de forma diferente. Cada acorde, tom, preenche o peito e traz esperança e porque não usarmos da música para ajudar? Seja lançando sucessos, promovendo lives, neste momento, tudo é válido” finaliza João Gustavo.

João Gustavo e Murilo comemoram sucesso em um ano difícil para a música

A dupla Vitor e Cadu também fez lives. “A primeira foi em 20 de março. Na época não tinha nem nome, ainda. Chamamos de ‘show online’ e teve a duração de uma hora e meia. Foi a primeira sexta-feira após ser decretado o isolamento no país e nossa ideia era só levar entretenimento para o público mesmo” diz Vitor, da dupla Vitor e Cadu. Após esta, eles ainda apresentaram mais duas lives.

Vitor e Cadu ainda estão preparando uma surpresa para os fãs: a divulgação da primeira parte do DVD Case – gravado de forma intimista durante a pandemia pela MM Music. “Neste ano difícil para a Indústria fonográfica, tivemos que potencializar nossos esforços para errar menos e acertar mais e conseguimos isso com nossos artistas! Nosso diferencial é este, saber conhecer as qualidades e dificuldades de todo o nosso casting e entender por onde seguir, por onde direcioná-los”, finaliza o produtor artístico da dupla Mauricio Mello.

 

Fonte: metropoles.com