TIRADENTES210415 [fusion_builder_container hundred_percent=Hoje é comemorado no Brasil o dia de Tiradentes. Seu nome verdadeiro era Joaquim José da Silva Xavier. Era alferes – cargo militar da época colonial – também exercia a profissão de dentista, de onde veio o apelido de Tiradentes. Hoje a figura é lembrada por ter participado ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira.

O professor de história Flavio Moraes informou que Tiradentes foi, na verdade, um traidor para os portugueses, e ele só passou a ser um herói quando os republicanos chegaram ao poder no Brasil. O dia de Tiradentes é comemorado desde 1965, como forma de construção heroica do patrono da nação. Entretanto, Tiradentes viveu em outra época, muitos anos antes de se tornar uma figura vista como herói, tanto que, a articulação da Inconfidência Mineira, na qual o alferes foi descoberto, aconteceu entre os anos 1788 e 1789. Tiradentes foi enforcado, esquartejado e teve sua cabeça exposta em praça pública, na cidade de Ouro Preto (MG).

Download: Clique, use o botão direito do mouse e escolha a opção ‘salvar como’[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]