A colheita da safra 2019-2020 de amendoim já está em andamento e foi colhido em torno de 11% do produto em Jaboticabal e região. No entanto, segundo Sergio Nakagi, produtor rural e membro do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaboticabal a colheita pode ser dificultada devido as chuvas que estão ocorrendo nessa época. “Há previsão que chova ainda até a primeira semana de março e isso pode dificultar a colheita” falou Nakagi.

Para colher o amendoim é necessário a inversão das vagens retirando-as do solo e expondo-as ao sol. Para que as máquinas possam retiram as vagens das ramas é preciso pelo menos uns quatro dias de sol para secar.

A estimativa é que a safra 2019-2020 atinja aproximadamente 3.500 milhões de sacas de amendoim. Segundo Nakagi, o Estado de São Paulo é responsável por 90% de todo o amendoim produzido no Brasil e desse montante a produção de Jaboticabal e região que é acolhida pela Coplana gira em torno de 23%. O amendoim produzido no Brasil, segundo Nakagi, é oriundo em 90% do rotação de cultura da cana-de-açucar competindo também com o cultivo da soja.

Download