Queima dos materiais dura há vários dias, segundo moradores de bairros próximos (Foto: Jornal 101)

Queima dos materiais acontece há vários dias, segundo moradores de bairros próximos ao local (Foto: Jornal 101)

Desde a semana passada moradores de bairros próximos à rodovia Faria Lima estão se queixando sobre uma grande quantidade de fumaça que vem da zona rural de Jaboticabal. A combustão acontece em uma área onde há aglomeração de grande quantidade de cascas e outros dejetos de amendoim.

Local fica na zona rural de Jaboticabal (Foto: Jornal 101)

Local fica na zona rural de Jaboticabal (Foto: Jornal 101)

As áreas mais afetadas foram os bairros Parque do Trevo, Jardim das Rosas, Jardim Botânico, São Roque, entre outras localidades próximas, atingindo parte da cidade. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação registrou entre 100 a 120 ligações por dia com queixas sobre a fumaça entre sexta-feira (24) e domingo (26).

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaboticabal registrou um protocolo junto a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) solicitando a presença no local para análise do ocorrido e atitudes que possam ser tomadas quanto aos responsáveis pela queima dos materiais.

Notificação e fiscalização

A Cetesb compareceu ao local e identificou que os materiais – restos de amendoim – tem um gerador que, no caso, seria a Coplana, segundo a companhia. Ainda foi informado que a empresa já foi notificada. Até o fechamento da reportagem não foram divulgados prazos para o fim da combustão dos dejetos. Até o fechamento da reportagem a Coplana não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Ouça a entrevista com o responsável pela Cetesb de Jaboticabal na íntegra:

Download: Clique, use o botão direito do mouse e escolha a opção ‘salvar como’

Situação e riscos para a saúde

A fumaça pode causar riscos para saúde dos moradores de Jaboticabal. Ouça a explicação de um médico especialista. No áudio abaixo o vereador Junior de Vitto (PTC), que compareceu ao local também falou sobre o caso:

Download: Clique, use o botão direito do mouse e escolha a opção ‘salvar como’

VÍDEO – Confira um vídeo feito no local onde ocorre a combustão dos dejetos de amendoim pela reportagem do Jornal 101 na manhã de hoje (28):

https://www.youtube.com/watch?v=DQoTqbV0l74