Há mais de 35 anos na estrada, a história da dupla Bruno & Marrone se mistura com o que o público entende como sertanejo atualmente. Os músicos foram importantes para o desenvolvimento do gênero e popularização da música sertaneja a nível nacional. Essa história é contada no podcast [Re]Discover, produção original da plataforma Amazon Music.

Outros episódios foram feitos antes do de Bruno & Marrone, como sobre o funk, com Dennis Dj; e gospel com Aline Barros. Quem apresenta a narrativa é o ator Gabriel Leone. “Unir nossos nomes ao do Amazon Music é muito incrível. Sabemos o quanto são criteriosos e nos sentimos orgulhosos por fazer parte”, destacam Bruno e Marrone, que preferem dar respostas em nome da dupla.

Nesta edição do podcast, é apresentada toda a trajetória do sertanejo até o momento em que a dupla entra na história. Passando por nomes como Pena Branca & Xavantinho, Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano. Bruno & Marrone são apresentados como os responsáveis pelo início do movimento conhecido como sertanejo universitário, após uma gravação, em uma rádio de Uberlândia (MG), fazer sucesso em camelôs de todo Brasil graças a pirataria.

“Quando gravamos nosso trabalho em Uberlândia, trouxemos uma sonoridade mais acústica, voz, violão, baixo, bateria e alguns elementos de percussão. Acho que essa foi a grande diferença assimilada pelo sertanejo universitário”, analisa a dupla, que atribui a febre gerada pela própria música à simplicidade. “Cantamos muitos anos em bares e trouxemos este estilo para nosso trabalho e tem dado muito certo. O público gosta da simplicidade desde que seja com qualidade”, afirmam.

Para os músicos, todos que foram bem-sucedidos antes deles, pavimentaram o caminho para que fosse possível a fama deles como dupla. “O sertanejo tem um diferencial que é a renovação incentivada pelos mais experientes como nós. Quando se tem renovação as coisas acontecem naturalmente”, acrescentam.

“Foi como ver um filme de tudo o que passamos. Tivemos dias bem difíceis e, em alguns momentos, até nos questionamos se chegaríamos lá ou não”, falam sobre a possibilidade de revisitar a própria carreira. “Passamos por todos os processos, desde o vinil até o digital, e sobreviver a tudo isso e nos manter traz muita alegria”, completam.

Ranking

O gênero sertanejo passa por um momento sem precedentes na música brasileira. Pela primeira vez nenhum músico do gênero está no top 5 mais ouvidos nos rankings do YouTube. A lista foi criada em 2018 e, desde então, sempre os sertanejos estiveram no topo. Porém do final de 2020 para cá perderam espaço para o funk, forró e pisadinha. Marília Mendonça liderava a lista, mas foi ultrapassada por nomes como Barões da Pisadinha e agora aparece apenas na 7ª colocação.

No entanto, os artistas acreditam muito na nova geração da música sertaneja. “Tem tantos nomes, tantos talentos que estão aí na batalha por espaço, como George Henrique e Rodrigo, e Diego e Victor Hugo. Além de nomes que surgiram e se fixaram, como Marília Mendonça”, pontuam os músicos. “Vemos aí uma boa safra para manter o sertanejo vivo por muitos e muitos anos, se Deus quiser”, adicionam.

Fonte: correiobraziliense.com.br