Download

 

Olá,

Tudo bem!

Cá estamos nós na última sexta-feira do mês de julho! Semana que vem, olha a criançada retornando das férias, você retornando para o trabalho, depois de ter tirado alguns diazinhos de descanso. Que venha agosto e os próximos cinco meses para encerrarmos 2019!

Sabe que agora é um ótimo momento para visitar suas metas, aquelas que lá no início do ano você fez para concluí-las ainda este ano, refazer algumas, idealizar outras, organizar o que anda meio fora do lugar, afinal de contas temos mais cinco meses inteirinhos pela frente e com isso, você terá a chance de mudar e melhorar muita coisa em sua vida.

Por isso, para abrir sua percepção, te fazer refletir e agir, hoje, como de costume é dia de:

Lições de um livro!

E já que venho falando bastante sobre alguns métodos para organizar guarda-roupas, minha sugestão de livro é : A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO, de Marie Kondo. Marie Kondo, japonesa, de 34 anos é celebridade internacional, consultora e especialista em organização, idealizadora do método konmari, escritora e atualmente comanda uma série de Tv, chamada ordem na casa.

A contra capa nos conta que o livro se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com, sabe o quê?

Pois é, o método abordado no livro promete acabar de vez com a bagunça que afeta e pode desestabilizar muitas residências por aí. Foi neste livro que descobri o quanto pode ser benéfico manter nossos lares organizados!

Então, vamos a alguns dos muitos ensinamentos que o livro me trouxe:

Lição número 1: Antes de começar sua organização, visualize o objetivo!

qual foi sua motivação para decidir organizar as coisas? Que objetivo você pretende atingir? Defina objetivos concretos, como por exemplo:

“quero que ao voltar para casa, depois do trabalho, o ambiente esteja arrumado como um quarto de hotel, com o chão livre de – minha cama estaria bem feita, assim como meu quarto organizado, com luminárias deixando o espaço aconchegante – eu tomaria um banho em um banheiro limpinho e cheiroso, ao me deitar teria a sensação de leveza e adormeceria despreocupada”.

Que sonho isso, né!?

Seja qual for seu objetivo, mentalize detalhes sobre ele, sensações – e estará super motivado para começar.

Lição número 2: Arrume direito e de uma só vez!

Mari Kondo defende a ideia de que se você organizar sem critérios de descarte do que não serve para nada, vai ver-se arrumando todos os dias a mesma bagunça. Uma realidade, se pararmos para pensar que muitas vezes, pouco tempo após tudo estar arrumado, a bagunça se faz novamente e gente fica com aquela sensação de trabalho perdido!  Ela acredita que no momento em que você começa a se desfazer de coisas e a mudar os móveis de lugar, o ambiente muda e que se fizer um esforço para realmente colocar a casa em ordem, terá feito uma arrumação completa.  O erro é porque as pessoas acreditam que arrumaram tudo, quando na verdade apenas guardaram as coisas. Hum, quem faz isso, aí?

Lição número 3: Separe por categoria!

Em vez de decidir que hoje você vai organizar tal cômodo, estabeleça metas como “roupas hoje”, “livros amanhã”, “papelada depois” e saia buscando estes itens pela casa. Coloque-os em um ambiente da casa, para avaliar o que será descartado ou não.

Lição número 4: a melhor maneira de decidir o que fica e o que sai é segurar cada item e perguntar: “Isso me traz alegria?” Se a resposta for sim, guarde-o. Caso contrário, jogue-o fora. Segundo a especialista, esse não só é o critério mais simples, como também o mais preciso. Difícil fazer isso se você é o tipo de pessoa acumuladora, mas ouça a última lição e quem sabe até mude seus conceitos.

Lição número 5: A vida começa depois que a casa está em ordem!

Para você, organizar talvez não seja uma necessidade – você não vai morrer se a casa estiver bagunçada, mas ainda assim, muita gente se importa com isso. Então para você que de repente se vê em meio a uma bagunça danada, saiba que adotar um método de organização como este, te fará executar este trabalho de uma só vez e vez ou outra dar uma olhada para avaliar se há algo a ser descartado – assim terá tempo para viver, passear, ocupar sua mente com seus interesses, desenvolver novos projetos e ser feliz convivendo com coisas que te trazem alegria!

Se fez sentido para você, sugiro que faça sua leitura o quanto antes!

Fique com deus e até breve!